Sobre Nós
Somos uma instituição Voluntária, sem fins lucrativos. Fundada em: 22/07/2013 -Por: Pedro Henrique.
A nossa missão é voltada a informar a Cidade de Armação dos Búzios não só Búzios como a Região dos Lagos. Exercemos a nossas atividades de forma responsável e profissional.Todos os nossos colaboradores trabalham em regime de voluntariado, dedicando o seu tempo livre para informar nossa Região.
Venha saber mais sobre a instituição na nossa página web. Caso pretenda falar com um dos nossos colaboradores, por favor, contacte-nos. Estamos ao seu dispor !
Redação E-mail : Contato.jornalbuziosemfoco@gmail.com
Jornal no facebook: www.facebook.com/jornalbuziosemfoco
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O que é trabalho voluntário
Voluntário é a pessoa que realiza determinada ação de livre e espontânea vontade. Também é comumente interpretado com o significado de trabalho sem fins lucrativos.
O trabalho voluntário tem se tornado um importante fator de crescimento das organizações não-governamentais, componentes do Terceiro Setor. É graças a esse tipo de trabalho que muitas ações da sociedade organizada têm suprido o fraco investimento ou a falta de investimento governamental.
Atualmente existem diversas organizações que se utilizam do trabalho voluntário de milhares de pessoas, não só no Brasil como em todo o mundo. Bons exemplos de organizações internacionais são: Cruz Vermelha,"Lions Club Internacional", Rotary Internacional, Médicos Sem Fronteiras, AFS Intercultural Programs, Engenheiros Sem Fronteiras e o Serviço Voluntário Internacional do Brasil, que tem ramificações em vários países.
O SVI Brasil é o representante no país de um movimento pacifista mundial que desde 1920 promove o intercâmbio de serviços voluntários.
O SVI Brasil é o representante no país de um movimento pacifista mundial que desde 1920 promove o intercâmbio de serviços voluntários.
Uma forma de trabalho voluntário com a participação de milhões de pessoas é a computação voluntária, onde indivíduos instalam sistemas em seus computadores pessoais para colaborar em projetos científicos doando capacidade ociosa dos mesmos .
O trabalho voluntário, ao contrário do que pode parecer, é exercido de forma séria e, muitas vezes, necessita de especialização e profissionalismo, já que empresas de toda sorte, como hospitais, clínicas e/ou escolas, por exemplo, precisam do auxílio de profissionais formados em várias áreas.
Em Portugal, o exemplo mais antigo e importante é representado pelas Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários, pilar fundamental do exercício "Vida por Vida".
No Brasil, o Dia Nacional do Voluntariado foi instituído em 28 de agosto de 1985 para reconhecer e destacar a ação das pessoas que doam tempo, mão de obra e talento para causas de interesse social e para o bem da comunidade.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Jornalismo comunitário
Chama-se jornalismo comunitário a especialização da profissão jornalística nos fatos que ocorrem dentro de uma comunidade (bairro, vila, vilarejo,aldeia, povoado, distrito, concelho, município, favela, etc.) ou que sejam de interesse para os moradores desta. Também se define como o jornalismo praticado por membros de uma comunidade — como, por exemplo, no caso de jornais e rádios produzidos por moradores de uma favela.
É interessante comparar e diferenciar o Jornalismo Comunitário do jornalismo de bairros e do jornalismo cívico.
A princípio, pode-se afirmar que sempre existiu o jornalismo voltado para a comunidade, antes de assuntos de âmbito nacional ou mundial. Mas o Jornalismo Comunitário como é conhecido atualmente foi intensamente impulsionado pelo advento das novas tecnologias de comunicação (comointernet, telefonia móvel e computadores portáteis) que tornaram mais acessível a produção de conteúdo para mídia (por exemplo, usando aeditoração eletrônica para confeccionar jornais em casa e o correio eletrônico para distribuí-los). Além disso, nas últimas décadas do século XX houve um forte aumento dos trabalhos de organizações não governamentais na capacitação, no treinamento e no incentivo à formação de mídia em comunidades carentes.
Entretanto, embora na maioria das vezes entenda-se o Jornalismo Comunitário como praticado em áreas pobres, a especialidade não é exclusiva destas: um condomínio fechado de luxo, por exemplo, pode ter uma imprensa que não deixa de ser, a rigor, comunitária.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Quê fazer parte da equipe de Voluntários do Jornal Búzios em Foco ?
Entre em contato com Agente por E-mail ou facebook pages !
Redação E-mail : Contato.jornalbuziosemfoco@gmail.com
Facebook: www.facebook.com/jornalbuziosemfoco
Nossos Utilizadores
Aqui pode descrever o utilizador típico e a importância deste projecto para ele. Esta é uma ferramenta útil para motivar os seus visitantes a voltarem ao seu site.